Vídeo que circula nas redes sociais tem causado revolta nos cidadãos de Várzea Grande, devido à forma de atuação dos fiscais da Prefeitura para multar os motoristas. As imagens mostram três fiscais da Prefeitura dentro de um veículo oficial, estacionado sobre a calçada, próximo a um semáforo na Avenida Senador Fillinto Muller, aplicando multa ‘na surdina’.
Embora a data da gravação não tenha sido divulgada, o vídeo veio à tona recentemente e tem provocado discussões nas redes sociais.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Revoltado, um motorista que estacionou ao lado dos fiscais resolve confrontá-los.
“Além da Guarda Municipal, temos mais essa galerinha aqui ó, chegando a multa no povo. Vamos ver se eles vão falar a verdade. Como é que é meu amigo? Fala aí o que você está fazendo”, diz o homem, visivelmente revoltado.
“Já falei com ele. Ele já confessou que está chegando a multa. Olha aí, você, que é de Várzea Grande, olha só onde eles estão aqui”.
Em seguida, o homem solicita as credenciais dos servidores, que ficam escondidos dentro do carro. Após algum tempo, o homem bate no vidro do carro e os servidores descem do carro para confrontá-lo.
Em determinado momento, o fiscal nota que a caminhonete do motorista está estacionada em cima da calçada e pergunta: "O senhor está estacionado certo?".
O motorista responde brevemente: "Acredito que sim, meu irmão".
O servidor rebate: "Em cima da calçada?".
A resposta do motorista é desafiadora: "Pode multar... Se não está bom, pode multar, meu irmão".
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Prefeitura de Várzea Grande informou que há diversas instâncias para contestar oficialmente a aplicação de multas. Afirma ainda que a presença, ou não, de um fiscal da prefeitura no local não significa que as pessoas possam desrespeitar as leis de trânsito.
Por fim, a nota afirma que a Prefeitura tem investido na implantação de fiscalização eletrônica de velocidade na cidade para combater o alto índice de acidentes fatais de trânsito no município, que vitimaram 65 pessoas em 2022.
Confira a nota na íntegra:
As Secretarias Municipais de Comunicação Social, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Defesa Social e Procuradoria Geral do Município, informam:
* Vídeo circulando em mídias sociais apresenta veículo oficial com quatro servidores concursados do município de Várzea Grande que são acusados de estarem multando veículos em determinadas ruas e avenidas da cidade
* Vale lembrar que a presença ou não da fiscalização não dá o direito aos condutores de veículos de desrespeitarem as leis de trânsito, se assim fosse, como se reclama no referido vídeo, quando não existir a fiscalização os motoristas podem desrespeitar semáforos, limites de velocidade entre outros
* Lembramos ainda que existem leis trabalhistas que asseguram aos fiscais citados, resguardos no tocante ao trabalho desempenhado e à saúde, como prazos intercalados de proteção ao calor excessivo, muito comum aqui
Os órgãos municipais informam ainda que existem diversos meios e maneiras de se contestar eventuais desrespeito por parte da fiscalização e da emissão de multa como a JARI, e até mesmo a Ouvidoria Cidadã.
Informamos ainda que Várzea Grande, cumprindo ordem judicial, começou a implantar a fiscalização eletrônica de velocidade, já que o município contabilizou alto índice de acidentes com vítimas fatais em 2022 e que ceifaram 65 vidas e outras 238 com lesões das mais variadas e com afastamentos, que provocam prejuízos dos mais variados.